O Golden Retriever é uma raça que possui certos tipos derivados de diferentes linhagens de sangue, que resultam em cães esteticamente distintos em questões de tonalidades e ossatura, mas que fazem parte da mesma raça.
Aqui no Backfields Goldens nós trabalhamos com linhagens de sangue Americanas, linhagens Canadenses, linhagens do leste Europeu e linhagens de sangue Britânicas, sempre buscando criar cães saudáveis geneticamente e com um tipo equilibrado e balanceado, de acordo com o padrão da raça.
“(...) Os vários estilos não têm nada a ver com cor, mas refletem as preferências estéticas de cada criador e suas interpretações do padrão da raça. Bons Golden Retrievers de estilos diferentes devem, entretanto, possuir um forte tipo da raça. Eles devem ser facilmente reconhecidos como Golden Retrievers, sejam eles um ouro rico ou um creme pálido.” (© Golden Retriever Club of Canada)
No Brasil, é utilizado o padrão oficial da FCI - Federação Cinológica Internacional com sede em Thuin na Belgica, órgão que coordena criação de cães mundialmente - que, no que diz respeito a tipo, especifica que o Golden Retriever deve ser: “Simétrico, equilibrado, ativo, poderoso, com movimentação nivelada, sadio, com expressão doce.” Primamos em nossa criação em criar Goldens que representem estas qualidades em suas estruturas.
E quando falamos de Tipos de Golden Retrievers, basicamente temos três nomenclaturas “populares” de tipos:
Tipo muito difundido e buscado por criadores da raça no Brasil e EUA. Um Golden mais robusto e menor em comparação ao tipo Europeu. Normalmente de cor mais dourada.
Linhagem derivada das mesmas raízes do British Cream Golden ou English Cream Golden Retriever. Esta pelagem mais clara, de um creme predominantemente branco, segue de linhas de sangue fortes na Europa, especificamente no leste Europeu e resulta em Goldens de tipo maior e mais pesado em ossatura que o tipo americano.
(ou English Cream Golden Retriever)
As pessoas apaixonam-se pelos exemplares mais clarinhos. Tornou-se um tipo muito atraente para o mercado pet. Esta cor é aceita no padrão da raça e vem de linhagens de sangue específicas da Europa, mas comum em linhagens da Inglaterra.
Uma nota importante é que a tonalidade Creme foi acrescentada ao padrão Inglês em 1936, em razão à crescente popularidade dessa cor no início do desenvolvimento da raça.