O Golden Retriever foi criado no século XIX na Grã Bretanha.
A palavra retriever vem do francês "retrouver", que significa "buscar" ou "trazer de volta" e foi escolhida por caracterizar a principal função desta raça: a recuperação de peças de caça feridas.
Já a palavra golden provém da exuberante cor de sua pelagem, que varia de dourado a creme.
Os Goldens são cães naturalmente amigáveis, extremamente fiéis e dedicados.
Devido a seu excelente caráter, capacidade rápida de aprendizagem, aliada a uma memória invejável, é freqüentemente utilizado para guiar cegos e deficientes físicos.
O objetivo dele, acima de tudo, é agradar o seu dono. São meigos, sensíveis e têm necessidade de se sentir amados e queridos pelos que considera membros de sua família.
Os lourinhos são ativos, inteligentes e dóceis. Os Goldens são cães de companhia que estabelecem excelentes relações com crianças, adultos e outros cães. Talvez por esse motivo, não são considerados cães de guarda.
Cabeça com crânio largo, focinho não muito comprido e stop bem marcado. Olhos escuros (pretos ou castanhos). Orelhas medianamente grandes e pendentes ao lado da cabeça.
Pescoço comprido. Corpo curto, peito profundo e costelas bem arqueadas. Patas de comprimento moderado com ossatura pesada. Pés redondos. Cauda longa. Pelagem comprida, lisa ou ondulada e com franjas, subpelo denso.
Altura de cernelha dos machos de 56 a 63 cm, e de fêmeas de 51 a 56 cm.
São cães altamente selecionados, com vários títulos em exposições e ausência de quaisquer doenças genéticas, que são usados como machos (padreadores) para várias fêmeas.
São fêmeas altamente selecionadas, com vários títulos em exposições e ausência de quaisquer doenças genéticas.
Evidentemente que no cruzamento de determinado padreador com sua matriz se leva muito em consideração o que se espera em termos de resposta genética, ou seja; quais as virtudes que queremos valorizar, assim como os defeitos que queremos evitar. Isto é o que chamamos de cross-breeding , line-breeding e in-breeding.
São os avós, bisavós e tataravóis de um determinado cão.
Pet é o nome em inglês para animal de estimação. Para nós criadores, Pet significa um cão normal em todos os aspectos. Numa ninhada, de pais campeões da raça, por exemplo, comumente nascem mais de 10 filhotes; com certeza teremos sempre aqueles "perfeitos" ou seja, que mais se aproximam do padrão oficial da raça, e aqueles não tão "perfeitos", aos quais chamamos de Pets.
Mas, o que é um Pet? Um Pet é um filhote de Golden Retriever, absolutamente normal, tanto física como de temperamento, com apenas um detalhe, NÃO SERVE PARA EXPOSIÇÃO, isto porque apresenta algum desvio do padrão. Exemplo: falha dentária, prognatismo, implantação baixa das orelhas, corpo muito longo etc.
Antes de qualquer coisa, um cachorro requer muito carinho, atenção e acima de tudo, responsabilidade.
Ao adquirir um cachorro, assumindo a responsabili- dade de cuidar e amar um ser que será sempre, em qualquer circunstância, um amigo fiel.
Lembre-se que o cachorro não pode nos contar o que está sentindo e depende de você para levar uma vida saudável e digna. Cabe ao seu dono ser observador e zelar pela boa saúde de seu fiel companheiro.
O Golden Retriever é um cão de boa anatomia, o que facilita seu tratamento. Eles precisam de apenas alguns cuidados de higiene básicos.
Sabemos que ter um cão é uma responsabilidade enorme e a decisão de ter um Golden não deve ser tomada sem levar em consideração as características da raça, o espaço fisico onde o animal irá viver, entre outras coisas. Para isso conheça mais sobre a raça.
Amamos a raça Golden Retriver e eles nos amam. Por isso é importante conhecrmos mais sobre seu comportamento, o que gostam de fazer e, mais importante, como ser feliz com eles. Acesse nossa página e conheça mais sobre o comportamento dessa raça maravilhosa.
Pais de primeira viagem sempre têm dúvidas sobre como lidar com os cuidados dos filhotes. Com os cães não é diferente e o Golden Retriever é uma raça muito resistente, mas que precisa de certos cuidados. Confira algumas dicas do que fazer.